Usar este guia para planeamento

Este guia cobre componentes fundamentais e complementares da gestão de um serviço de ARVBC para HSH. Pode usar as checklists no guia para se orientar no planeamento operacional do seu serviço de ARVBC:

  1. Use a coluna “Item” como uma lista de coisas por fazer;
  2. Indique nas colunas ao lado as tarefas que devem ser terminadas. Por exemplo: encontrar ou desenhar orientações, diretrizes ou procedimentos, negociar contratos e acordos, sempre que aplicável;
  3. Certifique-se que cada item na coluna seguinte está adaptado ao seu contexto local;
  4. Salte a coluna “Está a funcionar como pretendido?” até que o seu serviço de ARVBC esteja a funcionar há um período suficientemente longo e até ter dados e experiência suficiente para o avaliar;
  5. Use a coluna “Ação” para monitorizar o seu processo de planeamento e preencha quaisquer falhas.

As secções “Orientação e ferramentas” para cada um dos tópicos referem-se a exemplos e a documentos já existentes, ou então fornecem modelos que pode usar ou adaptar ao seu serviço de ARVBC.

Nota:

  • Pode usar este guia deste modo mesmo depois de ter iniciado o trabalho – por vezes é necessário agir sem muito planeamento se se estiver sob pressão para disponibilizar serviços. Este guia pode ajudar a consolidar todos os aspectos de trabalho de serviços de ARVBC em qualquer momento do desenvolvimento do mesmo.
  • Este guia é orientado para a prática. Não cobre a lógica que documenta os motivos por trás da decisão estratégica de criar um serviço de ARVBC. Normalmente isso inclui o desenvolvimento dos objetivos gerais, objetivos específicos e indicadores de avaliação baseados em dados epidemiológicos e demográficos, necessidades e análise da situação, bem como referências a importantes documentos estratégicos ou planos de ação, como os planos nacionais para a infeção pelo VIH ou planos organizacionais.
    Existem muitas ferramentas de planeamento úteis que podem orientar a lógica de seu programa de ARVBC, como por exemplo:

Ferramentas 1 a 3 no guia do CDC  HIVTestingImplementationGuide_Final, disponível em:

http://www.cdc.gov/hiv/testing/nonclinical/

Recursos de mapeamento de intervenções, disponível em:

www.interventionmapping.com

Os métodos SMART Criteria, ZiWi e Programme Logic no âmbito da ferramenta Participatory Quality Development (PQD), disponível em:  www.qualityaction.eu.