Usar este guia para garantia de qualidade

Os tópicos neste guia e os itens em cada checklist formam um padrão básico para operar um serviço de ARVBC de acordo com as atuais práticas e com os conselhos de especialistas na Europa. Pode, por isso, utilizar este guia como uma ferramenta de garantia de qualidade.

Tenha em conta que os padrões e ferramentais de garantia de qualidade formais podem aplicar-se a aspectos em particular do trabalho de um serviço de ARVBC, tal como controlo de infeções, gestão de dados, eliminação de resíduos, etc. Estes factores variam de acordo com as regulamentações locais e este guia não cobre ou substitui quaisquer obrigações legais que possa ter na qualidade de responsável por um serviço de ARVBC na sua região.

Se desejar utilizar este guia como garantia de qualidade, os tópicos “Ambiente operacional”, Serviços de ARVBC” e “Aconselhamento e ligação aos cuidados de saúde” são de inclusão essencial numa avaliação inicial. Pode incluir outros posteriormente para uma avaliação mais exaustiva.

Este guia não foi concebido ou validado para fornecer avaliações de qualidade, mas as suas respostas nas checklist indicam se o seu serviço de ARVBC tem os pré-requisitos para prestar um serviço de qualidade:

  • Se as suas respostas são verdes na primeira coluna (“O seu serviço de
    ARVBC tem isto em prática?”) e verdes ou amarelas na segunda (“Existe um padrão, diretriz, plano, política, procedimento, contrato ou acordo documentado?”), isso é um indicador de que o seu serviço de ARVBC está capaz de operar de acordo com um nível básico de qualidade;
  • Se as suas respostas forem verdes nas primeiras duas colunas e verdes ou amarelas na terceira (“Está adaptado às condições e necessidades locais?”), isso é um indicador de que o seu serviço de ARVBC cobre os elementos básicos de um serviço de qualidade e tem potencial para alcançar a sua população chave e cumprir os seus objetivos;
  • Uma resposta vermelha na primeira coluna (“O seu serviço de
    ARVBC tem isto em prática?”) indica que está ausente uma componente fundamental de um serviço de ARVBC. Uma resposta vermelha na segunda (“Existe um padrão, diretriz, plano, política, procedimento, contrato ou acordo documentado?”) ou terceira coluna (“Está adaptado às condições e necessidades locais?”) indica que uma das componentes não tem uma base suficientemente confiável ou que pode não ser a mais adequada para funcionar no contexto local.

Para além das grelhas especializadas das Self-Assessment Grids do Euro HIV EDAT, existem ferramentas de garantia e melhoria de qualidade mais abrangentes que podem avaliar a qualidade do seu serviço de ARVBC enquanto serviço de prevenção da infeção pelo VIH. Pode utilizar a ferramenta Succeed para uma autoavaliação ou a ferramenta QIP para uma avaliação externa que inclui recomendações específicas feitas por especialistas. Poderá encontrar ambas as ferramentas, incluindo mais informação e recursos online em www.qualityaction.eu.

Veja também “Melhoria de qualidade e inovação” para mais informações.